Perguntas Frequentes

- Inglês (conversação)
- Idade mínima (varia para cada companhia) 18 ou 21 anos
- Conhecimento da área em que deseja trabalhar
- Disponibilidade de viagem de 6 a 9 meses
- Versatilidade
Para as posições de auxiliar em geral exigem que o tripulante tenha um nível Intermediário de conversação de inglês, pois toda a comunicação a bordo é realizada nesta língua. Em um navio de cruzeiros trabalham muitas nacionalidades distintas e a língua padrão é a inglesa.
Sim. Existem oportunidades para candidatos interessados que desejem iniciar uma carreira a bordo, geralmente são ofertadas posições de auxiliar para permitir ao tripulante se adaptar melhor ao setor do qual fará parte a bordo.
Acesse o link “candidate-se” e preencha corretamente suas informações. Lembre-se de colocar as suas experiências na área que está se cadastrando. É importante que o cadastro seja feito da forma mais completa possível.
Todos os investimentos são em função da documentação e certificação exigidas pelas companhias marítimas de acordo com as regulamentações internacionais, sendo:
- Exames e laudos Médicos
- STCW-95
- Passaporte
- Dependendo da companhia de aprovação o candidato deve arcar com a passagem para o embarque.
Geralmente é de 6 a 8 meses. Este prazo está ligado diretamente ao tempo que o candidato leva para completar o seu cadastro, incluindo certificados e avaliações médicas. Este prazo pode variar pois cada companhia marítima tem um procedimento de embarque diferente.
Contratos internacionais por tempo determinado.
A regulamentação desse tipo de trabalho é feita através do MLC2006, que é a legislação trabalhista mundial para tripulantes. Para conhecer essa norma acesse o site: http://www.ilo.org .
Não possui vinculo empregatício brasileiro e portanto não há direitos trabalhistas brasileiros.
O tempo de contrato vai de 6 a 9 meses, dependendo da companhia contratante e da sua função no navio.
Os pagamentos são realizados na moeda dólar americano normalmente através de uma cartao internacional fornecido pela companhia ao momento da sua contratação a bordo dos navios.
Seu salário varia de acordo com a sua posição. Tenha em mente que grande parte do seu salário será proveniente das gorjetas pagas pelos passageiros, ou seja, quanto melhor o seu atendimento maior o valor que receberá.
Pode, tudo dependerá do seu desempenho durante o contrato a bordo e das necessidades da companhia, lembre se que o seu supervisor estará avaliando você sempre. Disposição, colaboração, aparência, habilidades técnicas e línguas são algumas das suas qualidades a serem avaliadas.
Sim, todos os contratados são assinados a bordo dos navios no departamento de recursos de humanos do navio. Qualquer duvida sobre contrato, promoção, troca de departamento, desembarque emergencial , legislação aplicado no contrato, devem ser tratados diretamente com o pessoal do RH do navio.
Varia de acordo com a companhia , sendo que algumas fornecem a passagem de ida e a de volta e outras fica por conta do candidato.
O local onde irá embarcar só será de conhecimento no dia em que a companhia informar sua data de embarque. Normalmente os embarques se realizam em outros países ou no Brasil.
Em um navio de passageiros não existe dia de folga e sim horas de folga. A escala pode ser semanal ou diária e você terá tempo de programar seu tempo livre. Todo tripulante trabalha em média de 11 horas por dia, normalmente são períodos intercalados de trabalho e descanso.
Sim, você terá oportunidade de conhecer muitos lugares e pessoas diferentes, sempre que você esteja de folga no dia escalado.
Uma das responsabilidades da companhia é a assistência médica, ou seja, a partir do momento que você embarca e assina um contrato a bordo do navio com a empresa ela lhe oferece uma assistência médica, arcando com todos os custos. Todas as companhias têm um médico a bordo que dá assistência aos tripulantes.
Sim, a cada dia se torna mais comum os tripulantes voltarem para próximos contratos. Considere que a companhia também esta interessada em dar essa oportunidade de carreira aos seus tripulantes.
Como em qualquer mercado de trabalho, as promoções acontecem com aquelas pessoas que se destacam, seja por mérito ou experiência. Saiba esperar o momento certo, as oportunidades virão. Todas as promoções ocorrem a bordo dos navios, normalmente após seu segundo contrato.
Não é possível que a promoção seja feito em terra ou pela agência, uma vez que seus contratos são assinados a bordo e seu trabalho é realizado a bordo dos navios.
Geralmente para isto, o candidato deve fazer um novo processo seletivo, incluindo uma nova entrevista, focada para a vaga desejada, e para isto o candidato deverá preencher os requisitos e aptidões daquele cargo.
Caso a companhia tenha interesse em oferecer um novo contrato a bordo, o tempo entre uma embarque e outro pode variar de 3 a 6 meses, sendo possível demorar mais de 6 meses dependendo das necessidades das companhia de navios.
Aconselhamos os tripulantes a não desembarcarem antes de finalizar o contrato já que as companhias de cruzeiros não vêem com bons olhos os contratos não terminados. Além disso, tripulantes que desembarcam do navio antes do fim do contrato sem uma justificativa formal não recebem proposta para outros embarques. Se você precisar sair do navio antes de terminar o contrato, converse com RH a bordo e verifique se seu motivo se enquadra em desembarque pessoal justificável, normalmente isso acontece em caso de doença familiar próxima.
São cabines pequenas com banheiros compartilhadas entre 2 a 4 tripulantes. Evite levar muita bagagem pois o espaço é reduzido.
Os custos variam de acordo com a companhia que for embarcar.
Segue os principais custos:
1 - Passaporte: 257,25 reais (validade de 10 anos);
2 - Cursos de STCW + CFPN: Media 1300,00 reais os 2 cursos (validade de 5 anos);
3 - Vistos: Visto Italiano: 504,28 reais , caso necessário
Visto Americano: 594,00 reais , caso necessário
Visto Canadense: 564,64 reais , caso necessário
4 - Exames médicos admissionais: variam de 500 a 900 reais dependendo da companhia
5 - Passagem aérea: algumas companhias não pagam passagem área para o porto do embarque, sendo assim dependendo o porto de embarque o investimento pode variar de 800 a 3000 mil reais.